sábado, 20 de setembro de 2008

Li e gostei...



Um pedaço do livro de Rubem Alves " O que é Religião?"
Esse é mais um livro que ta na minha lista dos que eu ainda vou ler... rsrs

O que é religião?
"Deus exite?
A vida tem sentido?
O universo tem uma face?
A morte é minha irmã?
A estas perguntas a alma religosa só pode responder:
"Não sei. Não sei. Mas desejo ardentemente que assim seja, e me lanço inteira, porque é mais belo o rsico ao lado da esperança que a certeza ao lado de um universo frio e sem sentido..."

Isso é so o começo... agora veja um trecho do livro

É curioso que Freud não tenha tratado a religião com a mesma ênfase com que tratou os sonhos. Em relação aos sonhos, ele manifesta um enorme cuidado com detalhes, buscando as pistas mais insignificantes para acessar os mistérios do subconsciente. Porém, em relação a religião, seu juízo é global e sem nuances. Ela é condenada como uma ilusão que devia acabar. Isto porque Freud acreditava que os sonhos estão condenados ao fracasso face ao poder da natureza e da civilização; daí a inutilidade de sonhar... Sonhos nos levam ao passado onde havia a harmonia com o seio materno, os brinquedos, a sexualidade. Sonhos são símbolos de nossa frustação.
Feuerbach, ao contrário, comtempla nos sonhos lampejos para o futuro. Não que sejam dotados de poderes proféticos, mas contendo as verdades do coração humano representadas de forma enigmática. Cada sonho é um protesto, uma denúncia ou uma recusa que só podem ser ditas nas câmaras noturnas e fora da vida pública e política. A realidade é a negação do desejo.
Neste aspecto, Feuerbach percebe que eles são confissões de projetos ocultos e subversivos, anúncios de utopias em que a realidade se harmonizará com o desejo. E é justamente sobre tais desejos que fala a religião:
"A religião é o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelação dos seus pensamentos mais íntimos, a confissão pública dos seus segredos de amor."
Talvez suas palavras sejam melhor interpretadas na frase abaixo, que particularmente considero umas das mais belas e reveladoras.
"Como forem os pensamentos e as disposições do homem, assim será seu Deus; quanto valor tiver um homem, exatamente isto e não mais será o valor de seu Deus. Consciência de Deus é autoconsciência, conhecimento de Deus é autoconhecimento.
" Assim, se a psicanálise dizia "conta-me teus sonhos e decifrarei teu segredo", Feuerbach acrescenta: "Conta-me acerca de teu Deus e direi quem és."

Um comentário:

Unknown disse...

É, realmente o fragmento do livro de Rubens Alves é mesmo muito intrigante e revelador...
Mas, no que me toca a Religião, não irei fazer coro junto aos que concordam com ele sobre o trecho citado: "A religião é o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelação dos seus pensamentos mais íntimos, a confissão pública dos seus segredos de amor."
Será?? que na religião o homem realmente mostra seus tesouros ocultos... ou busca escondê-los dos outros e de Deus? podemos nela revelar nossos pensamentos mais íntimos? confessamos publicamente nossos segredos de amor??? Me caem diversas interrogações em minha mente... e em frente aos meus olhos...
Mas o que é religião?? É ter em quem ou em o que crêr? ou um conjuntos de regras, doutrinas, intituições contituídas por homens para que sejam seguidas???
Não tenho aqui a pretensão de nada responder, eu mesma ainda não encontrei a resposta!! Tenho procurado...
Mas quero refletir e trazer quem me ler junto comigo para olharmos a nossa volta de enxergarmos o que tem se mostrado nesse mundo...
Religião... tem tantas... budistas, mulçumanos, católicos, cristãos, espirítas... etc e tal...
E amar a Deus acima de todas as coisas? Será que tem também? E se tem, será que em qual delas (religiões acima citadas) isso mais se manifesta?
Amar a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo... quem cumpre esses mandamentos cumpre todas a lei...
LEI, que Cristo foi o Único capaz de cumprir... e nos passar a todos indistintos de religião para a bendita Graça! E ainda assim me vem a pergunta... Jesus Cristo, ele nos chamou para sermos Cristão? ou Filhos de Deus?? Herdeiros de Deus, junto com Ele...
Cristãos?? Mulçumanos?? Católicos?? Espíritas?? meros títulos... Jesus só quer Irmãos!!!

Vidas Incríveis

  Começando 2022 com essa indicação  Há homens q buscam a fama e o reconhecimento.  No entanto,  há os q desejam causar impacto na vida de o...